quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Lâmpadas CFL Reguláveis (dimmers)

As lâmpadas incandescentes estão fora de questão para qualquer novo projecto - vão ser banidas na Irlanda, e até nos EUA, a curto prazo. Refira-se que as lâmpadas incandescentes convertem apenas cerca de 5% da energia consumida em "luz", sendo o resto desperdiçado sob a forma de calor. Portanto, todas as vossas lâmpadas tradicionais são na realidade 95% aquecedores, e apenas 5% lâmpadas!

Assim sendo, não me resta senão procurar alternativas para finalmente terminar os meus tectos.
A paciência das mulheres para aguentar com lâmpadas "temporárias" penduradas nos tectos falsos há mais de um ano tem limites. :)

Idealmente, preferia usar iluminação de LEDs, no entanto, e como esta tecnologia ainda está muito "fresca":
  1. As lâmpadas LED variam muito de modelo para modelo. A maioria delas tem uma eficiência de 50lm/W enquanto as mais recentes chegam já aos 100 lm/W.
  2. Não existe actualmente nenhuma lâmpada LED que consiga igualar uma lâmpada de 60W convencional. Existem lâmpadas LED spotlights com luminosidade equivalente a lâmpadas incandescentes de 45-50W, mas as lâmpadas LED não focadas andam mais perto de incandescente de 25W.
  3. As lâmpadas LED não gostam dos dimmers. Os dimmers precisam de uma carga resistiva mínima para funcionar. Como muitas das lâmpadas LED gastam menos de 10W e muitas têm cargas reactivas-capacitivas, os TRIACs dos dimmers ficam "malucos".
  4. Os módulos tradicionais X10 também não se dão bem com a maioria das lâmpadas LED. Algumas podem ligar-se, mas depois não se conseguem desligar. Noutros casos, a corrente usada para detectar se a lâmpada está ligada ou não pode fazer com que a lâmpada comece a piscar.
Por tudo isto, acho que me vou virar para as lampadas CFL. Os LEDs podem ser usados em alguns locais específicos, mas na sua maioria, para iluminação "geral", encontram-se ainda no estado em que as CFL estavam à vários anos atrás.

Como tal, comecei a procurar por lâmpadas CFL que sejam "compatíveis" com módulos X10 e com capacidade de dimming.
Um colega indicou-me estas lâmpadas CFL da Megaman, que custam cerca de 15 Euros (o "preço" que está lá indicado, é o dinheiro que poupam - não se assustem :)

Estas lâmpadas tem uma temperatura de cor de 2700K - o chamado branco quente - e, mais importante, são compatíveis com os módulos com dimmer X10.

Alguém tem conhecimento de lâmpadas com estas características disponíveis aqui no nosso país?
(É que há outros modelos que dizem ser "reguláveis", mas possuem apenas uns patamares de luz, que "saltam" entre si de cada vez que se faz um ciclo "liga/desliga" - e portanto, nada apropriadas para o uso com dimmers normais)

1 comentário:

  1. Ora aí está uma pergunta pertinente...

    Hoje tive que ir comprar 2 lâmpadas incandescentes para poder fazer os testes, mas não estou muito virado para substituir todas as minhas lâmpadas de baixo consumo por incandescentes...

    É favor manter-me informado, ó xotôr!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails