sexta-feira, 27 de junho de 2008

DMX512 - Controlo de LEDs

Para sistemas de iluminação avançados, venho hoje falar-vos do sistema DMX512 - sistema esse que é responsável por todos aqueles efeitos de luz que podem ver nos concertos de música ou sessões de teatro.

Por muito "profissional" que possa parecer, este protocolo DMX512 é também perfeitamente adequado a qualquer casa inteligente que necessite de iluminação com mais controlo do que é possível com os sistemas genéricos.

Podem, por exemplo, usá-lo para controlar iluminação RGB com faixas de LEDs, que permitem transformar completamente o ambiente de uma sala:



O sistema DMX512 é bastante parecido com o sistema MIDI dos instrumentos musicais. Há um cabo que parte de um controlador e se liga a um módulo receptor, a partir do qual pode ser ligado outro cabo para ser ligado a outro receptor, e assim sucessivamente.

Permitindo 512 endereços, que tanto podem pertencer a aparelhos diferentes, como ter vários endereços controlando várias funções num único módulo. Por exemplo, neste caso, um único modulo DMX tem 3 endereços, cada um responsável por controlar os LED vermelhos, verdes e azuis separadamente, permitindo milhares de combinações e cores.

Transições suaves entre vários modos são facilmente implementados, dependendo unicamente do software de controlo utilizado.

Considerando que muitas vezes se pagam centenas ou milhares de euros por um único candeeiro, os 50 e poucos euros pedidos por estes controladores DMX512 não se podem considerar exagerados.

6 comentários:

  1. onde arranja a 50 euros? o mais barato que consegui foi 70€.

    obrigado

    ngn_2192@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Era o preço do modelo q mencionei na altura. Entretanto já foi descontinuado e substituído por outro mais potente e mais caro.

    ResponderEliminar
  3. ah, ok. conhece algum modelo mais barato do que os 70 euros?

    a minha ideia era arranjar pequenos modulos RGB led e varios pequenos controladores ou grande com mais de 3 canais de forma a conseguir diferentes cores ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar
  4. @Nuno
    Tem que ser mesmo DMX, ou pode ser outro tipo de controladores?

    ResponderEliminar
  5. tera mesmo que ser DMX, pretendo controlar os led com o mesmo software que outras luzes de efeitos especiais tal como maquinas de fumo, strobes (aquela luz que acende e apaga muito depressa), entre outros.

    ResponderEliminar
  6. Vê estes no Ebay:
    http://cgi.ebay.com/DMX-512-Common-Controller-Dimmer-RGB-LED-Light-Lamp-/360272278751?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item53e1e6b4df#ht_3218wt_911

    Por $19 USD parecem-me excelente negócio.
    (devem ser um clone chines deste mesmo controlador! :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails